Sarcopenia: o que é, causas, sintomas e tratamento

Dra. Camila Torres

Médica - CRM/AL 8636

Entenda mais sobre a sarcopenia, doença que desgasta o nosso sistema muscular, gerando indisposição para o trabalho e tarefas cotidianas, e perda progressiva na qualidade de vida.

O que é Sarcopenia?

Sarcopenia é uma doença que acomete os músculos, levando a uma perda acelerada da massa e função muscular. Essa patologia é, mais comumente, vista em pessoas após os 50 anos, mas não impede de ser encontrada em pessoas mais jovens.

O mecanismo de surgimento da sarcopenia ainda não é bem esclarecido. O que já se sabe é que, com o envelhecimento do nosso corpo, há uma diminuição do anabolismo e aumento do catabolismo muscular.

E ao que parece, nos pacientes sarcopênicos esse desbalanço no metabolismo muscular está mais acelerado, envolvendo transformação de fibras musculares tipo II em tipo I (fibras que se contraem com menos força e são mais lentas), infiltração gordurosa no tecido muscular (mioesteatose), alteração na mitocôndria do miócito, resistência insulínica, redução de hormônios como estrogênio e testosterona, e inflamação crônica.

Tudo isso, ocasiona um desgaste do músculo, que culmina no desenvolvimento da sarcopenia.

Apesar da sarcopenia acometer, principalmente, as pessoas magras. Há também a obesidade sarcopênica, em que os obesos têm baixa força, função e massa muscular, com as mesmas consequências da sarcopenia clássica.

Sarcopenia.
Sarcopenia. Fonte: Canva.

Quais as causas?

A sarcopenia pode ser causada por doenças como insuficiência cardíaca, doença pulmonar crônica, diabetes, a própria obesidade, câncer, hepatopatias, doença renal crônica.

Também pode ser devido a imobilidade, nos casos de internação prolongada, principalmente em idosos, baixa atividade física diária, sedentarismo.

Além disso, pode ser por causas nutricionais como baixa ingesta calórica e proteica,  carências de vitaminas e minerais, o envelhecimento do corpo, má absorção intestinal, anorexia e problemas na região oral (ausência de dentes ou uso de prótese inadequada).

Sintomas

Você é ou conhece uma pessoa, geralmente idosa, que se tornou mais frágil fisicamente, magrinha, com tendência a quedas e que não consegue mais fazer as atividades da vida diária? Pois bem, esse indivíduo é o típico sarcopênico.

Os sintomas mais relatados por quem sofre com esta doença, são:

• Fraqueza
  • Lentidão
  • Déficit cognitivo
  • Magreza excessiva (perda de massa muscular)
  • Dificuldade para realizar as tarefas diárias
  • Desequilíbrio, com tendência a quedas
  • Dificuldade para caminhar
  • Dores pelo corpo
  • Baixa libido (desejo sexual)
  • Humor deprimido, com tendência a depressão

Diagnóstico

O diagnóstico da sarcopenia é baseado nos sinais e sintomas que a pessoa apresenta, no momento da consulta médica especializada.

Na anamnese detalhada, serão investigadas todas as queixas e possíveis doenças, envolvidas no processo de adoecimento.

Também são avaliadas a massa e a força muscular, por meio do exame físico e do uso de aparelhos como o  dinamômetro para medir a força dos músculos, e a bioimpedância para avaliar os níveis de massa muscular.

Ainda pode ser utilizado o teste de marcha ou Time Up and Go (TUG) para avaliar sarcopenia grave.

Tratamento

O tratamento da sarcopenia consiste em praticar treinamentos resistidos, anaeróbios, como a musculação, pelo menos, 20 minutos por treino, 2 vezes por semana, sempre com a supervisão de um profissional.

O importante é se exercitar, podendo ser realizados também exercícios aeróbicos como caminhada, de forma intercalada com os treinos resistidos.

Musculação
Musculação. Fonte: Canva.

Além disso, é fundamental investir em uma dieta com aporte adequado de calorias, com boa ingestão protéica (1,2g/kg/dia), de preferência, via alimentos ou, quando não for o suficiente, suplementar com derivados proteicos (Mix de aminoácidos essenciais, Whey protein), vitamina D, ômega 3, antioxidantes.

Suplementação
Suplementação. Fonte: Canva.

Outras mudanças nos hábitos de vida que ajudam e muito, são evitar o fumo, beber a quantidade ideal de água por dia, de acordo com seu peso e idade, evitar bebidas alcoólicas.

Se houver necessidade, pode-se adaptar o ambiente de moradia, para tornar mais fáceis as atividades cotidianas.

Também é muito importante manter o follow up (acompanhamento) com um clínico geral ou nutrólogo, para que sejam realizados exames de check up médico, ajuste de medicamentos e um tratamento personalizado.

O que devo fazer se suspeito de estar com sarcopenia?

Se você se identificou com os sintomas ou conhece alguém com suspeita de ter essa doença, é importante procurar ajuda médica logo, para que haja diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Quanto mais tempo demorar para a sarcopenia ser identificada, maior será o estrago que causará nos músculos, maior dificuldade de regeneração e piores os sintomas. Com isso, essa pessoa terá a sua qualidade de vida e longevidade diminuídas.

Referências

1- Dent E, Morley JE, Cruz-Jentoft AJ, et al. International Clinical Practice Guidelines for Sarcopenia (ICFSR): Screening, Diagnosis and Management. J Nutr Health Aging. 2018; 22(10):1148-1161.

2- Cruz-Jentoft AJ. Sayer AA. Sarcopenia. The Lancet. 2019; 393(10191): 2636-2646.

3- Cruz-Jentoft AJ, Bahat G, Bauer J, et al. Sarcopenia: revised European consensus on definition and diagnosis. 2019; 48(4):601.

4- American College of Sports Medicine. American College of Sports Medicine position stand. Progression models in resistance training for healthy adults. Med Sci Sports Exerc. 2009; 41(3):687-708.

5- Lee PG, Jackson EA, Richardson CR. Exercise Prescriptions in Older Adults. Am Fam Physician. 2017; 95(7):425-432.

6- Westcott WL. Resistance training is medicine: effects of strength training on health. Curr Sports Med Rep. 2012; 11(4):209-16.

7- Winett RA, Williams DM, Davy BM. Initiating and maintaining resistance training in older adults: a social cognitive theory-based approach. Br J Sports Med. 2009; 43(2):114-119.

8- Gusso G, Lopes JMC. Tratado de medicina de família e comunidade. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

9-Gjuladin-Hellon T, Davies IG, Penson P, Amiri Baghbadorani R. Effects of carbohydrate-restricted diets on low-density lipoprotein cholesterol levels in overweight and obese adults: a systematic review and meta-analysis. Nutr Rev. 2019;77(3):161–180. doi:10.1093/nutrit/nuy049